As primeiras impressões
Quando me deparei com a matéria de Fundamentos Teóricos-Metodológicos e Prática Escolar em Ciências I na grade escolar do curso de Pedagogia pensei três coisas: primeiro, que essa matéria era desnecessária e sem importância já que o curso não era destinado para a formação de cientistas ou professores desta área, segundo que é uma matéria muito básica e sem muita relevância, e em terceiro, que iríamos aprender a transmitir os conhecimentos básicos de Ciências para as crianças, como por exemplo a fotossíntese, o plantio do caroço de feijão no potinho, o ciclo da água, etc.
Mas o primeiro texto que o professor nos mandou ler foi "Visões de Ciências e sobre Cientista entre estudantes do ensino médio", um texto bem complexo e de difícil entendimento que fala sobre as dificuldades de ensinar Ciências, das visões errôneas que nós, professores, passamos para nossos alunos. Me desesperei e descobri que não sei nada sobre Ciências e que, o que eu imaginava ser um cientista, é completamente preconceituoso e irracional.
Agora estou super ansiosa para receber os novos textos e explicações do professor e tutor, pois descobri que essa matéria é muito importante e vai contribuir positivamente para minha formação como disseminadora de ideias e conhecimento.
By Aline Gomes Fineza
Nenhum comentário:
Postar um comentário