sábado, 16 de junho de 2012

Hoje, dia 16/06/12, sábado, no Pólo Ipanema, participamos de uma oficina sobre saberes populares desta disciplina Ciências. Durante a oficina, foi solicitado que confeccionássemos cartazes a respeito da aplicação dos saberes populares nas práticas escolares. Cada grupo desenvolveu um tema como:


USO DE REMÉDIOS CASEIROS PARA A CURA DE DOENÇAS:
as alunas deste grupo, apresentaram a sugestão de promover, na escola, uma tarde de demonstração e degustação de remédios e chás caseiros feitos a partir de ervas medicinais e saberes populares. Neste encontro, seriam convivadas pessoas da 3a. idade que dariam entrevistas a comunidade escolar, explicando como fazer e usar os remédios caseiros. O objetivo seria a promoção da valorização da cultura popular e dos saberes dos idosos;

 CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS E TRABALHOS MANUAIS:
as integrantes deste grupo apresentaram modelos de brinquedos feitos a mão como boneca de sabuco de milho, carrinhos de madeira, etc. Foi sugerido que como plano pedagógico poderia fazer uma oficina de arte ensinando os alunos a fabricarem os próprios brinquedos e a fazerem trabalhos manuais usando produtos da natureza como algodão, sementes, etc;

VISITA A LOCAIS ONDE CONSERVAM UTENSÍLIOS
      FEITOS PELO HOMEM:
levar os alunos para uma visitação a locais, na comunidade escolar, onde há a presença de monjolo de água e ou fazendas onde ainda se usa utensílios do passado como ferro a brasa, lamparina, fogão a lenha, etc. Durante a visita explicar a evolução da tecnologia e a importância do saber popular para a evolução do conhecimento do homem;

     CULTIVO DE HORTA NAS ESCOLAS:
para contribuir com a alimentação saudável nas escolas e incentivar os alunos a valorizarem a terra e o que dela se colhe, foi sugerido, por um dos grupos, que os alunos tivessem a oportunidade em seu plano curricular, aulas de cultivo de horta e cuidado com a terra. Os alimentos colhidos poderão ser usados na merenda escolar;

    AULAS DE CULINÁRIA COM ALIMENTOS          SAUDÁVEIS E NÃO INDUSTRIALIZADOS:
 promover para os alunos aulas de culinária onde os ingredientes seriam alimentos da época sem a presença de conservantes. Incentivar os alunos a consumirem sucos naturais ao invés de sucos artificiais, pães e bolos caseiros ao invés de industrializados, água de coco, legumes como mandioca ou inhame cozidos no café da manhã ao invés dos pães e biscoitos. Em um dos cartazes, foi confeccionado um cardápio de uma refeição diário de acordo com este padrão.
Se as escolas e os profissionais da educação procurarem colocar em prática, ideias criativas como estas, fazer parte da escola será muito mais prazeroso e interessante tanto para os alunos, professores e favorecendo também a parceria entre a escola e a comunidade escolar.

POSTADO POR: Adriana de Azevedo Pereira Pena - Grupo REGISTRO em 16/06/12.


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