sexta-feira, 25 de maio de 2012

Valorização dos Saberes



Vejo que a escola não valoriza muito os saberes populares, por não acreditar neles, mas, aí está o grande erro. Exatamente porque, ele é afastado justamente onde ele deveria ser somado, ou seja, acrescentar experiências e práticas reais, ao conhecimento escolar. Hoje, grande parte das crianças só sabe ver filmes, jogar vídeo game e acessar a internet, penso que isso é indispensável no mundo de hoje, mas, muitos não conhecem animais como, a vaca, que produz o leite e derivados, acham que o leite vem da caixa no supermercado.
Quando era criança tive oportunidade de conhecer muitos conhecimentos populares, com a convivência com pessoas mais idosas, meu pai, já falecido, se estivesse vivo estaria com 80 anos, era um grande exemplo de conhecimento empírico. Ele conhecia ervas e suas finalidades, fazia um xarope de gravatá que com duas doses acabava com qualquer tosse, fazia cálculos para plantio de café e adubação necessária, coisas que me deixavam sempre impressionada, pois, tendo sua formação até o 3º ano do ensino fundamental. Ele conseguia saber em quantos hectares o que daria de mudas de café e adubo para a adubação inicial.
Quanto ao tempo, olhar para o céu e falar as horas, olhar para a lua e saber se vai chover, e todo o conhecimento que hoje está esquecido ou ignorado.
Lembro da roda d’água no sítio que me impressionava, quando enchia uma cumbuca que com o peso exercido fazia a roda rodar e enchia outra e assim sucessivamente, e mais, aquela engenhoca, além de moer o milho, para fazer o fubá, ainda funcionava como gerador de energia.
Enfim, a educação poderia se aproveitar de toda essa carga de saberes, para fazer com que seus alunos sintam, de fato, a relação entre seus conteúdos e a vida prática.

Postado por: Vânia Mussi Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário